quinta-feira, 19 de março de 2009

Cartazes cubanos - um olhar sobre o cinema mundial

.


Esses cubanos tiveram a petulância de mostrar que riqueza cultural não tem nada a ver com riqueza econômica.

Filmes soviéticos, iugoslavos, tchecos, poloneses, brasileiros, argentinos, mexicanos, norte-americanos, franceses e até cubanos.

Tudo que seria exibido nos cinemas precisava ser divulgado. Como? Não com os artifícios publicitários normalmente usados nos cartazes de filmes (foto de atores, uma frase de efeito para chamar a atenção). A crua informação do nome do filme, do diretor e do país onde foi produzido.

O mais?

Fica a cargo da imaginação artística do cartazista.

Artistas que fizeram, principalmente em fins dos anos 60 início dos 70, da divulgação dos filmes uma arte. Uma linguagem visual concisa e muito imaginativa. Usando pouquíssimos recursos. A pobreza de recursos gráficos não redundava em pobreza visual ou imaginativa. Pelo contrário. Mostra que é da dificuldade que muitas vezes surge a melhor criatividade.


Ja fui ver a exposição. Considero uma grande pedida para quem puder passar pelas redondezas da praça Santos Andrade em Curitiba. Entrada franca. O Espaço Cultural da Caixa fica na Rua Conselheiro Laurindo, entre a praça e a Rua Marechal Deodoro.

.

Nenhum comentário: